5 séries para estudantes de direito e advogados na Netflix

A popularização das séries chegou para ficar no Brasil, muito em função dos serviços de streaming, como a Netflix, Amazon prime e outros. Não é de hoje que estudantes de direito e pessoas comuns “maratonam” por horas suas séries favoritas, ansiosos pelo desfecho das histórias. De modo que hoje em dia existem séries para todos os gostos, públicos e faixas etárias.

É bem verdade que muitas séries não agregam quaisquer conhecimentos, não nos fazem refletir sobre grandes questões, cumprem o papel de entreter. São apenas passatempos. Tudo bem. Todavia, também é sabido que a rotina atarefada, com os mais diversos afazeres profissionais e pessoais dos estudantes de direito e advogados lhes consomem muito tempo, inclusive o destinado ao lazer, dessa forma pensamos: “não seria ideal conciliar diversão com algum aprendizado?”. Acreditamos que sim, é possível! Mostraremos como aliar aprendizado jurídico e entretenimento com as sugestões de séries abaixo.

Reforçando, a nossa proposta não é falar sobre toda e qualquer série, nós separamos as melhores séries voltadas para o meio jurídico. Sugerimos 5 séries para estudantes de direito e advogados disponíveis na Netflix. Com a última atualização da postagem, a lista ganhou uma série bônus, confira!

Estudantes de direito, advogados e demais profissionais da justiça, guaraná e pipoca e vamos a elas!

1 – HOW TO GET AWAY WITH MURDER

Nossa primeira sugestão é a série How to get away with murder, nota 8,3 no IMDb (um do sites mais populares de avaliação de conteúdo de TV).

Já foi um grande sucesso entre as séries do seu ramo! HTGAWM chegou à sua 5ª e última temporada neste ano, tendo sido seu episódio final exibido dia 28 de fevereiro. A série conta a história de quatro calouros do curso de Direito que se esforçam para impressionar a sedutora e imponente professora de Direito Penal Annalise Keating, vivida pela atriz Viola Davis. Os jovens passam a trabalhar com Annalise em seu conceituado escritório, na Flórida, e logo são envolvidos numa misteriosa e chocante trama de assassinato e conspiração.

Produzida pela criadora do sucesso Grey’s Anatomy e Scandal, Shonda Rhimes, How to Get Away with Murder é um drama denso, repleto de reviravoltas chocantes, que vão manter a audiência presa do começo ao fim. A performance de Viola Davis como a protagonista Annalise Keating, inclusive, lhe rendeu um Emmy de melhor atriz, vindo a se tornar a primeira atriz negra a levar o prêmio, em 2015.

A séria prende a atenção do início ao fim e a advogada, Annalise Keating, com maestria, ensina aos pupilos como dar reviravoltas em casos que pareciam perdidos.

2 – SUITS

Suits, nossa segunda sugestão tem nota 8,7 no IMDb e estreou em 2011, nos EUA.

Este drama legal é um dos maiores sucessos da TV americana. Suits ganhou especial notoriedade com o relacionamento entre Meghan Markle (hoje a Duquesa de Sussex) e o Príncipe Harry, seu esposo. Suits conta a história de Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem que abandonou a faculdade de Direito, apesar de sua inteligência e sagacidade. Mesmo assim, ele convence Harvey Specter, um dos principais advogados de Manhattan, a lhe dar um emprego em seu renomado escritório, “Perason & Hardman”. Mesmo sendo um advogado tão competente, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira.

A série está a caminho da sua nona e última temporada, com expectativa de ser lançada entre o final ano deste ano e o começo de 2020.

3 – THE GOOD WIFE

A terceira sugestão de série para os estudantes e profissionais do direito é The good wife, com nota 8,3 no IMDb.

Alicia (Julianna Margulies), personagem principal da trama, passa por uma humilhação pública quando seu marido, o procurador Peter Florrick (Chris Noth), é envolvido em um escândalo sexual e político. Após a prisão de Peter, ela precisa deixar a sua vida de dona de casa para sustentar os seus filhos. Alicia consegue uma vaga na firma de advocacia de Will Gardner (Josh Charles), um antigo colega da universidade, mas logo irá enfrentar a competição com jovens advogados, como o ambicioso Cary Agos (Matt Czuchry).

The good wife chama a atenção por retratar a dura e competitiva realidade do mercado de trabalho jurídico, para Alicia, o fato de ter ficado anos afastada da profissão, é um fator complicador.

A série fechou pra balanço na sua sétima temporada, em 2016.

4 – BETTER CALL SAUL

A quarta indicação é uma produção de sucesso da Netflix, Better call saul, estreou em 2015, e tem nota 8,8 no IMDB – a maior nota entre as séries para estudantes de direito e advogados aqui indicados.

A série é derivada do sucesso Breaking Bad. Ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer Walter White – personagem principal de BB. Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira. Trabalhando ora junto a ele e ora contra, está Mike Erhmantraut (Jonathan Banks). A série acompanhará a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca “criminosos” dentro da “lei”.

Better call saul está em pausa para gravação da sua 5ª temporada (que só deverá ser lançada em 2020). Segundo comentários de atores da série, essa deverá ser encerrada após a sexta temporada, ainda sem data de lançamento.

5 – LAW & ORDER

Law & order: the Special Victims Unit, nossa quinta indicação, é também a mais antiga série desta lista. Estreou no século passado, em 1999. Nota 8,1 no IMDB.

A vida e os desafios da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York. A “Special Victims Unit” (Unidade de Vítimas Especiais) investiga os crimes de caráter sexual, seguindo os passos dos detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay). Com sabedoria, eles precisam ao mesmo tempo balancear os efeitos das investigações em suas vidas pessoais.

A série conta com mais de 389 episódios. Recomendamos ir com calma para não correr o risco de perder nenhum prazo.

Fonte: ATI JURÍDICO